Laboratórios

ATENDIMENTO

Os atendentes recebem a instrução de valorizar e respeitar o procedimento ético que envolve o atendimento a todas as receitas médicas, assegurando para que não promovam nenhum tipo de alteração da orientação médica.

AVALIAÇÃO FARMACÊUTICA

Todas as formulações são conferidas confrontando a receita médica com a ordem de produção para os laboratórios, onde é verificado se as formulações possuem dosagens diferentes das usuais, interações ou incompatibilidades medicamentosas. Caso seja necessário, os farmacêuticos entram em contato com o médico a fim de fazer os devidos esclarecimentos.

LABORATÓRIO DE SÓLIDOS

É o setor onde são preparadas as fórmulas com apresentação na forma de cápsulas e pós. Os manipuladores conferem todos os cálculos e dosagens das formulações, antes de iniciarem o aviamento nas balanças eletrônicas calibradas e aferidas, integradas no sistema informatizado . A seguir é realizado o acondicionamento e rotulagem do produto, que será submetido a avaliação do Controle de Qualidade, em especial do Peso Médio da Formulação, garantindo a uniformidade do conteúdo dos produtos prescritos na receita médica.

PESAGEM MONITORADA

A Farmácia DROGAVISTA foi uma das primeiras farmácias no Brasil a utilizar a “Pesagem Monitorada”. Procedimento que impede qualquer erro de dosagem ou troca de matéria prima nas fórmulas. Através da integração entre a balança digital e o sistema, é possível evitar a falha do operador na pesagem e escolha da matéria prima, pois a mesma é confirmada através de leitura óptica. Proporciona ainda rastreabilidade total da fórmula: lote, fornecedor e validade.

PESO MÉDIO

Para que um medicamento na forma de cápsula tenha uma ação efetiva, além, é claro, de conter ativos com qualidade garantida e excipientes adequados, deve ser bem homogeneizado e distribuído. Com um avançado sistema informatizado, a Farmácia DROGAVISTA verifica o peso médio das cápsulas manipuladas, o que garante a qualidade e segurança do seu medicamento.

LABORATÓRIO DE SEMI SÓLIDOS E LÍQUIDOS

É o setor onde são realizadas regularmente as fórmulas para uso tópico como cremes, géis, loções, pastas, pomadas e soluções tanto de uso interno quanto de uso externo. Os manipuladores conferem todos os cálculos e dosagens das formulações, antes de iniciarem o aviamento nas balanças eletrônicas calibradas e aferidas, integradas no sistema informatizado.

LABORATÓRIO DE HOMEOPATIA

A Farmácia DROGAVISTA dispõe de Laboratório de Homeopatia, em um ambiente separado do Setor Alopático, onde as fórmulas são preparadas com o mais alto nível de qualidade e os melhores equipamentos que o mercado dispõe, e uma variedade de matrizes homeopáticas para a manipulação dos medicamentos nas diversas escalas (Centesimal, Decimal, Cinqüenta Milesimal e Fluxo Contínuo) nas apresentações em glóbulos, líquidos, dose única, comprimidos, envelopes e preparações de uso externo.

INSPEÇÃO FINAL

Após serem preparadas todas as fórmulas são submetidas a um processo de verificação e controle nos quais são verificadas as condições do acondicionamento da fórmula, a higiene, informações constantes no rótulo, colocação de etiquetas informativas ao paciente quando necessárias e a conferência da quantidade preparada. Além da conferência da quantidade as fórmulas de cápsulas, em especial, são verificadas também quanto ao peso médio a fim de garantir que o processo de encapsular mantenha a dosagem de cada cápsula de acordo com a receita médica.